Entregamos em todo o Brasil e parcelamos em até 6X

Planejamento

Dicas Para Fazer o Planejamento de Viagem Perfeito: Roteiros e Dicas Para Economizar

arrow

Para aquele planejamento de viagem otimizado e proveitosos existe o passo a passo correto, para conseguir aproveitar cada detalhe! 

Realizar o planejamento de viagem, pode ser trabalhoso, mas é necessário para que você tenha tranquilidade e possa aproveitar cada momento. 

A escolha do destino, o roteiro, preço de  passagens aéreas, o tempo que  você  pretende ficar, passeios e toda a preparação vão definir se você terá uma viagem incrível ou não. A seguir vamos dar a você dicas incríveis. Confira!

A importância de um planejamento de viagem

Um bom planejamento reduz as chances de ocorrer  surpresas desagradáveis durante o passeio, pois ele o ajuda a se precaver de possíveis imprevistos. Planejar é fundamental para uma viagem tranquila. O planejamento pode ser muito divertido e ajuda a  controlar a ansiedade pré-viagem.

Passo a passo do planejamento de viagem

Antes de definir o destino, faça uma lista dos lugares que você gostaria de conhecer e comece a colher informações sobre os seus destinos favoritos, defina o número de dias e período da sua viagem, pesquise também sobre o clima e a melhor época para  viajar, pois existem fatores que podem  diferenciar os valores e tornar sua experiência mais agradável e inesquecível.

Se for realizar uma viagem internacional, você vai precisar de moeda local, sendo vantajoso antecipar esta troca de moeda por um bom preço, por exemplo.  Quando sua viagem é  planejada minuciosamente, dificilmente você passará pelos perrengues de situações inesperadas.

Veja aqui: Viagem de Férias: Melhores Destinos Internacionais, Planejamento e Dicas para 2023

Defina o destino com antecedência

planejamento de viagem planilha

Escolha o destino que você deseja conhecer ou revisitar, defina a data da viagem. Uma boa dica é  saber quais as documentações exigidas, pois alguns países da Europa, por exemplo, fazem parte do tratado  do  espaço Schengen  e exigem documentos específicos aos seus visitantes como seguro viagem. 

Outros não exigem visto como a Argentina, Peru e Chile entre outros. Outra boa dica é monitorar os preços das passagens e antecipar a escolha das acomodações. Procure também conhecer as avaliações da hospedagem antes de contratá-las. Planeje chegar ao destino antes do anoitecer, informe a parentes e amigos sobre o seu roteiro e providencie uma boa internet no seu celular.

Faça uma reserva financeira

Investir em um planejamento financeiro para viajar é a chave para curtir momentos incríveis e tranquilos sem imprevistos que possam arruinar o passeio. Programar passo a passo da viagem é uma forma de se prevenir de possíveis inconveniências, e também ter certeza de que está fazendo os melhores negócios e, principalmente, preservar a sua vida financeira, evitando dívidas que possam te comprometer futuramente.

 Faça uma reserva financeira e análise dos custos da viagem que você deseja fazer. Outra boa dica é utilizar suas milhas acumuladas com o uso do seu cartão de crédito ou movimentações financeiras. Imponha limites para as suas compras e tenha cuidado ao usar o cartão de crédito.

Pesquise bem as passagens aéreas

Fazer uma viagem nacional ou internacional proporciona experiências inesquecíveis. Conhecer novos lugares, outras culturas e locais diferentes agrega muita experiência de vida, além de ser extremamente relaxante. Uma boa dica é pesquisar com bastante antecedência os preços das passagens, pois esse pode ser o maior gasto da viagem  principalmente se for uma viagem internacional. 

De fato, viajar para outro país pode ser financeiramente pesado para muitos. Porém, as despesas com passagens ficam mais leves se você se planejar e comprar com antecedência aproveitando as promoções das companhias áreas. 

Conheça as principais atrações turísticas

Em seu planejamento de viagem faça uma lista com as principais atrações turísticas da cidade. Selecione aquelas que você deseja profundamente conhecer. Se necessário compre entradas e ingressos antecipadamente. 

Na França, por exemplo, há pontos turísticos maravilhosos como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, Ilha da Polinésia Francesa. 

Os pontos turísticos, hotéis, segurança, cultura e até comida, são fatores importantes para a escolha do lugar escolhido para a viagem. 

Se hospede em lugares estratégicos

Ao procurar uma hospedagem, escolha lugares estratégicos que favoreçam o seu roteiro, os pontos turísticos que você deseja conhecer, e  que favoreçam o seus planos e lugares  a serem visitados. Procure acomodações com cancelamento gratuito.

Faça um roteiro de passeios

Eu diria que a definição do roteiro é uma das partes mais importantes do seu planejamento de viagem, pois o roteiro vai impactar em escolhas relacionadas a orçamento, hospedagem, por exemplo.  

Uma boa ideia é fazer um roteiro dos passeios que você deseja realizar procurando saber os horários de funcionamento dos locais e horários dos eventos, valores dos ingressos e melhor opção de transporte e  trajeto e para os passeios.

Confira também: Quanto Custa uma Viagem para Disney: Planejamento e Dicas de Viagem para 2024

Feche as hospedagens de acordo com sua rota

O primeiro passo para o planejamento é a escolha da rota. Mesmo que você escolha passar por lugares diferentes após estar inserido em outro país, deixar para decidir na hora do desembarque quais lugares vai se hospedar não é indicado. 

Consulte quais lugares irá querer visitar, escolha quais têm mais interesse em ver e então, após decidir os lugares em que visitará, tente optar por achar hospedagens próximas. Garantir antes sua reserva em hotel ou hostel te dará mais segurança e tempo para dar atenção às outras partes do roteiro. Porque cá entre nós, não seria nada divertido chegar ao país e não encontrar um único hotel com vaga disponível, não é?

Pesquise informações importantes sobre a região

planejamento de viagem excel

Ir para um lugar desconhecido sem ter nenhuma noção de como são as pessoas, como é a convivência na região, o índice de criminalidade, dentre outras informações, não é aconselhável, pois você pode ter surpresas desagradáveis. 

Como turista, é imprescindível ter conhecimento prévio sobre a região ou país em que irá viajar, tanto para não ficar totalmente perdido quanto para não ser enganado. Por isso, procure se inteirar sobre as línguas faladas na região, os costumes, como as pessoas se comportam com estrangeiros, qual é o nível de receptividade deles, quais lugares você deve evitar e por aí vai. 

Restaurantes

Outro ponto importante para saber é sobre a comida típica do lugar. Caso você não possa consumi-la, por alguma alergia ou restrição alimentar, procure saber se no país ou cidade há outras opções de restaurantes que tenham outro tipo de comida, algo que você esteja mais acostumado ou que seja mais simples de consumir. 

É importante verificar os preços dos restaurantes para que você não tenha uma surpresa negativa na hora de pagar a conta. Ou, no caso contrário, se você procura um lugar mais requintado, é interessante saber previamente onde ele se localiza, para não perder tempo procurando e com isso poder aproveitar melhor sua estadia. 

Muitos hotéis oferecem uma ou mais refeições ao longo do dia, geralmente algo típico do país e alguma outra opção para os turistas e visitantes, mas caso o hotel em que você esteja hospedado não disponha disso,  outra opção é ir ao mercado mais próximo e montar você mesmo o que irá comer. 

Hospitais

Este é um item indispensável em seu roteiro: verificar onde ficam os hospitais e qual a distância entre eles e onde você ficará hospedado. Aqui no Brasil nós contamos com o Sistema Único de Saúde, em que não é necessário pagar para ser atendido, mas infelizmente não é a realidade de muitos países. 

Por isso, procure saber como funciona o atendimento nos hospitais, qual o preço médio e se isso está dentro do seu orçamento, pois caso aconteça algum acidente, você estará preparado e poderá ficar mais calmo. Saber a localização das farmácias e postos médicos também é relevante, pois caso haja a necessidade de compra de algum medicamento, você já saberá onde ir. 

Postos policiais

Ter a localização dos postos policiais pode servir tanto para casos de urgência e perda ou roubo de objetos como para buscar informações do lugar em que está, já que às vezes os aplicativos de GPS não são tão compreensíveis assim.

Então, antes de viajar ou no primeiro dia em que desembarcar do avião, informe-se a respeito de como funciona o atendimento pelos postos policiais e como fazer uma denúncia, caso necessário. 

Planejamento de viagem: Documentação necessária

Cada país exige um tipo diferente de documentação. Alguns pedirão seguro de viagem, passagens de ida e volta, comprovante de hospedagem ou carta-convite, cartão de vacina atualizado.

O melhor a fazer é pesquisar sobre as exigências do país de destino e ter em mente que a documentação exigida varia segundo as leis em vigor, então, para não haver nenhum desconforto na hora do embarque, esteja preparado. 

A respeito de suas informações médicas, o mais indicado é ter um relatório assinado e carimbado por seu médico, comprovando sua necessidade de uso contínuo de medicamentos. 

Saiba mais: Visto de viagem para Imigrante e Migrante 

Incluir um chip internacional no seu planejamento de viagem

Além de todas essas dicas valiosas, aqui vai mais uma. Em vez de se preocupar em obter um chip com internet no país de destino, você tem a chance de fazer isso aqui mesmo do Brasil, com apenas alguns cliques. 

A Best Buy Sim conta com planos de internet para os Estados Unidos, Europa e Mundi, caso sua viagem abranja mais de um continente, e todos eles oferecem uma conexão 5G de ponta, logo, se você for trabalhar e precisar de internet ilimitada, não terá problemas. 

Com as opções de eSim (chip digital) ou o tradicional chip físico, entregue na sua casa, a Best Buy Sim promove o acesso à internet de forma simples e dinâmica, sem te deixar na mão em momento algum. 

Não deixe de olhar: Best Buy Sim – planos chip internacional 

Planejamento de viagem: consulte o câmbio

O câmbio de moedas é a taxa que incide sobre a moeda do país em relação a uma moeda internacional. Por exemplo: o dólar hoje em dia vale 5 reais e 9 centavos. Então para cada unidade de dólar que você comprar, pagará R$ 5,09. 

Saber a cotação das moedas do país de destino te dará uma noção da quantia que precisará desembolsar para a viagem, e como ela se altera conforme a época do ano, a incidência de guerras, o índice de inflação do país, dentre outros fatores, uma boa dica é ter atenção e fazer o câmbio de moedas quando o real tiver um valor mais alto no mercado, ou a moeda do país que pretende ir estiver valendo menos. 

Fique de olho: Conversor de moedas Banco Central do Brasil

Dicas para economizar no seu planejamento de viagem 

planejamento de viagem online

Escolher um destino mais barato e procurar viajar na baixa temporada são duas ações que, com certeza, vão impactar positivamente em seu orçamento. 

Opte também por hospedagens alternativas e seja esperto com a alimentação, quando possível, faça sua própria alimentação e evite restaurantes. Use programas de cashback e cupons de desconto. 

Outra dica boa é planejar uma viagem em que você se desloque para uma certa região e transite por diferentes locais por ali. Pense que as passagens são caras e os voos são longos! Visitar mais de um lugar vai ajudar muito a economizar e a aproveitar melhor o passeio.

Conclusão

Um bom planejamento de viagem  pode evitar situações inesperadas, e mesmo que elas ocorram, serão bem mais fáceis de serem resolvidas sem maiores danos. Defina o quanto vai gastar, o que vestir, os lugares que serão visitados, a hospedagem.

Todas essas precauções irão tornar sua viagem bem mais agradável e será o diferencial de gasto de tempo e de dinheiro. Faça o seu planejamento de viagem com antecedência, divirta-se e torne cada momento inesquecível!

Comentários:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Carta Convite EUA: O que é, Para que Serve e Como Montar o Seu [Guia]

Vai viajar? Simule seu plano de internet

arrow
arrow
arrow
Calendário

Conheça os Países Mais Visitados do Mundo: Plano de Viagem e Dicas Para 2023

widget
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h