Entregamos em todo o Brasil e parcelamos em até 6X

Europa

Conheça Oslo: Onde fica, Cultura, Pontos Turísticos, Restaurantes e Dicas de Viagem

arrow

Conheça Oslo, a capital da Noruega, que hospeda a cerimônia do Prêmio Nobel da Paz todos os anos, nomeada Capital Verde Europeia em 2019. Quem sabe esse não se torna o seu próximo destino?

Embora não haja um consenso definitivo sobre a origem exata do nome, a maioria das teorias sugere que “Oslo” está ligado às características geográficas ou espirituais da região.

Com uma população de aproximadamente 700.000 habitantes — o equivalente às cidades de São José dos Campos ou Ribeirão Preto —, Oslo é conhecida por ser um centro cultural e econômico importante no norte da Europa. Este artigo explora a cidade, desde sua cultura até sua localização, curiosidades, pontos turísticos e dicas essenciais para viajantes. Fique conosco!

Conheça Oslo e se apaixone

A cidade de Oslo fica no extremo sul da Noruega, e é famosa por seus museus e galerias de arte, além de oferecer experiências que ensinam a cada visitante um pouco mais sobre a história dos vikings.

Por lá, você encontra arte e cultura em cada esquina, opções de atividades ao ar livre durante o ano todo, o melhor da gastronomia norueguesa — para todos os paladares — e atrações a uma curta distância umas das outras (o que facilita na hora de conhecer os melhores pontos turísticos de Oslo).

Cultura

A cultura de Oslo, apesar de enraizada em suas tradições históricas, também conta com influências modernas. A cidade abriga vários museus importantes, como o Museu Munch, por exemplo, dedicado ao famoso pintor Edvard Munch, que pintou “O Grito”, e o Museu do Navio Viking, que exibe embarcações preservadas da era Viking.

Oslo também celebra diversos festivais ao longo do ano, que celebram a música, a arte e a culinária locais e atraem turistas de todos os cantos do mundo.

Onde fica

Oslo fica no sudeste da Noruega, na extremidade do Fiorde de Oslo (uma baía que se estende por mais de 100 km). O país faz fronteira com a Rússia, a Finlândia e a Suécia e, para chegar até lá, o Aeroporto de Oslo Gardermoen é a melhor opção – mas Oslo também possui uma rede de transporte público super eficiente, com trens, bondes e ônibus, facilitando o deslocamento pela cidade.

Inclusive, se estiver indo a Oslo partindo de outra cidade da Europa, além de mais baratos, os trens são mais rápidos e, de longe, a melhor opção de transporte do continente.

Curiosidades

Oslo é única por vários motivos (e a Noruega também):

– Oslo foi nomeada a Capital Verde Europeia em 2019 devido ao seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. A cidade pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 95% até 2030.

– Devido à sua localização no extremo norte, algumas partes da Noruega experimentam o fenômeno do sol da meia-noite no verão, onde o sol não se põe por várias semanas. Da mesma forma, durante o inverno, algumas áreas têm a noite polar, períodos em que o sol não nasce.

– O Museu do Navio Viking de Oslo exibe alguns dos navios vikings mais bem preservados do mundo.

– A Noruega foi um dos primeiros países do mundo a introduzir o sufrágio feminino em 1913.

– O esqui moderno pode ter se originado na Noruega. A palavra ski tem origem norueguesa, derivada da palavra “skíð”, que significa “pedaço de madeira”.

Os melhores 12 pontos turísticos de Oslo

temperatura de Oslo

E como você bem pode ver, Oslo é um lugar surpreendente principalmente em relação as suas atrações turísticas que são um verdadeiro arsenal de belezas e historias. Confira:

01 – Vigeland Park

O Vigeland Park, o maior parque de esculturas do mundo criado por um único artista, é uma verdadeira obra-prima de Gustav Vigeland. Este parque exibe mais de 200 esculturas em bronze, ferro e granito.

A peça central é o Monólito, uma coluna de 14 metros de altura composta por 121 figuras humanas entrelaçadas, simbolizando a luta humana. Você sabia que cada escultura representa um pensamento ou estado emocional do artista? Pois é. Se estiver com tempo, explore o parque com calma — você não vai se arrepender. 

02 – Karl Johans Gate

Karl Johans Gate é a principal rua de Oslo, nomeada em homenagem ao Rei Karl Johan. A rua inclui cafés, lojas, teatros e edifícios históricos, como o Parlamento Norueguês e a Universidade de Oslo.

É o local ideal para experimentar de pertinho um pouco mais sobre a vida urbana de Oslo, observando as pessoas e absorvendo mais da atmosfera local.

03 – Oslo Opera House

A estrutura da Oslo Opera House lembra um iceberg emergindo da água, e o interior desta casa de ópera é tão impressionante quanto seu exterior. Além de ser uma casa de espetáculos para ópera e balé, o edifício é um espaço público aberto, onde os visitantes podem caminhar sobre seu telhado inclinado.

No site oficial do local você pode adquirir seus ingressos para uma das apresentações ou até mesmo agendar um tour guiado (disponível em inglês) pelo local, se quiser:Uma atividade que recomendo fortemente

04 – Palácio Real

O Palácio Real de Oslo é a residência oficial do monarca norueguês. Construído no início do século XIX, o palácio é um exemplo esplêndido (se não o melhor) da arquitetura neoclássica.

Durante o verão, os visitantes podem fazer um tour guiado pelo palácio, conhecendo as salas de estado e aprendendo da melhor maneira sobre a monarquia norueguesa.

05 – Grünerløkka

Grünerløkka, outrora um distrito industrial, é agora uma das áreas mais modernas de Oslo. Este bairro é popular entre os jovens e artistas, oferecendo atividades culturais únicas na cidade. Passear por Grünerløkka oferece uma visão da Oslo contemporânea e do seu lado artístico em constante evolução.

Ah, e lá também é o local ideal para que você experimente o melhor da culinária autêntica norueguesa – afinal, que graça tem de conhecer um novo país sem conhecer uma nova gastronomia?

06 – Cruzeiro pelos fiordes

Um cruzeiro pelos fiordes de Oslo é uma experiência inesquecível, que, apesar do frio, não deve ficar de fora do seu roteiro. Muito legal saber mais sobre como se divertem os noruegueses no verão.

Minha dica pessoal é optar por fazer o passeio à tarde para ver um pôr do sol impecável. Apesar dos meses mais frios, esse cruzeiro é ideal para qualquer época do ano – mas, lembre-se: se agasalhe em dobro!

07 – Fortaleza Akershus

mapa de oslo

Esta fortaleza medieval foi construída para proteger Oslo e, hoje, é um local popular para visitantes que buscam aprender mais sobre a história militar e política da Noruega.

A fortaleza abriga museus e espaços para eventos culturais. É um local de muita história, além de muito bem preservado. As exposições lá dentro são muito interessantes e nos contam parte da história da cidade. Recomendo!

08 — Museu do Navio Polar Fram

O Museu do Navio Polar Fram é um ponto turístico de Oslo destinado a homenagear a exploração e a navegação polar norueguesa. Como o próprio nome do museu diz, a principal atração desse local é o navio polar Fram, que foi construído em 1892 e utilizado em três expedições polares importantíssimas. 

O navio polar Fram foi o que chegou mais ao norte e mais ao sul entre todas as embarcações da história humana. Por isso, a sua magnitude é inegável e deve ser apreciada por você, já que essa é uma história que não é tão conhecida entre os viajantes.

09 — Museu do Folclore Norueguês 

Esse é um museu que se dedica a preservar a história cultural da Noruega, por meio de artefatos representativos de todas as áreas e todos os grupos sociais da nação. Ele também abriga um grande museu a céu-aberto, tendo mais de 150 construções em seu complexo. 

Lá, você poderá encontrar edifícios históricos e simbólicos, como a Igreja Gol Stave, e ainda admirar lindas fotografias do conhecido fotógrafo Anders Beer Wilse. 

10- Holmenkollen Ski Museum

Situado na base da pista de salto de esqui Holmenkollen, em Oslo, o Holmenkollen Ski Museum é um museu dedicado ao esqui, sendo o mais antigo do mundo nesse ramo. Ele foi iniciado pelo arquiteto norueguês Hjalmar Welhaven, cuja coleção particular deu origem à base dos históricos e antigos esquis em exibição no museu. 

Se você se interessa pela cultura e história do esqui, o Holmenkollen Ski Museum é uma opção excelente para a sua viagem a Oslo, já que ele permite uma imersão ainda maior nesse esporte de inverno! 

11- Bygdoy Peninsula 

Localizada na porção ocidental de Oslo, a Bygdoy Peninsula é uma península que é utilizada, principalmente, como região residencial. Ela é vista como um refúgio da grande capital norueguesa, por ter uma considerável área de parques e florestas, sendo bastante arborizada e tendo uma flora bastante variada.  

O melhor de tudo é que, além do clima calmo e relaxante de Bygdoy Peninsula, também é possível encontrar propriedades da realeza e museus nacionais por lá. Ou seja, a região possui entretenimento para muitos gostos! 

12 — Museu do Navio Viking

O Museu do Navio Viking é um ponto turístico que abriga artefatos cotidianos e navios viking do século IX. Ele fica situado em Bygdoy Peninsula e é integrado ao Museu de História Cultural, sendo pertencente, portanto, à Universidade de Oslo. 

Para quem se interessa pela cultura viking, o Museu do Navio Viking é um prato cheio! Vale muito a pena visitá-lo e conhecer mais a fundo a história desse povo. 

BestBuySim: Conexão 5G em Oslo

chip pré-pago frança

No mundo contemporâneo e globalizado, é impossível se imaginar viajando sem ter acesso à internet. Essa ferramenta é útil para quase todas as atividades do dia-a-dia, e você vai precisar dela ao longo da aventura por Oslo e outras cidades norueguesas. 

Resolver imprevistos, evitar perrengues, se comunicar com a família e os amigos, utilizar aplicativos de transporte, saber a localização dos estabelecimentos, realizar reservas em restaurantes, comprar ingressos para as atrações, estudar, trabalhar… Tudo isso e muito mais pode ser feito com um bom acesso à internet!

Imagine como seria ruim uma experiência internacional sem todos esses recursos que foram mencionados. Pois é, você não vai querer isso para a sua viagem, né? Então, que tal apostar na conexão 5G da BestBuySim, a melhor empresa de chip internacional do mercado?

Aqui, você encontra acesso 5G e ilimitado à internet, para usar durante toda a sua viagem a Oslo! Além disso, oferecemos a você um suporte 24h, com atendimentos personalizados e humanizados, para melhor atender às suas necessidades e satisfazer as suas expectativas. 

Com o Chip Internacional Europa BestBuySim, a sua jornada europeia será muito mais divertida e inesquecível, com bastante comodidade, segurança e praticidade. Não perca tempo, compre já o seu chip e tenha a viagem dos sonhos!

Conheça os melhores restaurantes de Oslo 

Tem coisa melhor que comer um prato típico do lugar que está visitando e ter uma experiência gastronômica diferente de tudo que já provou antes? Essa vivência também faz parte de uma viagem e deve ser considerada por você no momento de planejar o roteiro da sua aventura em Oslo.

Mas, para ter momentos gastronômicos prazerosos, é importante escolher bons estabelecimentos. Uma refeição mal preparada pode estragar toda a sua experiência culinária, não é mesmo? 

Então, para ter as melhores memórias em Oslo, descubra alguns dos melhores restaurantes da capital norueguesa:

  • Den Glade Gris;
  • Maaemo;
  • Elias Mat & Sant;
  • Seaport Restaurant – Sorenga/Bjorvika;
  • Le Benjamin Bar & Bistro;
  • Der Peppern Gror Radhusplassen;
  • Salome Restaurant Oslo;
  • Restaurant Kontrast;
  • Louise Restaurant & Bar;
  • Arakataka;
  • Waaberi Restaurant Oslo;
  • BENARES Indisk Restaurant and Bar;
  • Mantra by Mr India;
  • Statholderens Mat Og Vinkjeller.

Saiba onde se hospedar em Oslo

A hospedagem também é um aspecto crucial para o seu conforto e a sua satisfação na viagem a Oslo. Uma boa noite de sono pode te deixar descansado e pronto para enfrentar um dia repleto de passeios e caminhadas. 

Por isso, para ter noites de descanso e acomodações incríveis, veja algumas dicas de onde se hospedar em Oslo:

  • Citybox Oslo;
  • Oslo Guldsmeden Hotels;
  • Radisson Blu Plaza Hotel;
  • Voksenasen Hotel;
  • Comfort Hotel Xpress Central Station;
  • Clarion Hotel Oslo;
  • Comfort Hotel Karl Johan;
  • Hotel Continental;
  • Bob W Sentralen;
  • Thon Hotel Spectrum. 

Conclusão

Chegue ao seu destino já conectado e transforme a sua experiência de viagem! No site da Best Buy Sim, você adquire o seu chip internacional do Plano Europa com apenas alguns cliques e viaja da melhor forma: tranquilo.

Receba o seu chip em casa, o ative no avião e, assim que chegar a Oslo, conte com o melhor 5G do mercado e um atendimento exclusivo e 24 horas caso algo surja alguma dúvida ou algum problema aconteça. Aproveite o melhor da Noruega, 100% conectado – e com o chip internacional da Best Buy Sim.

Comentários:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Viva o Melhor em Munique:10 Atrações, Vida Noturna, Cultura e Beleza Naturais

Vai viajar? Simule seu plano de internet

arrow
arrow
arrow
Calendário

Conheça Andorra:Principais Pontos Turísticos, Cultura, Restaurantes e Dicas de Viagem 2024

widget

Se apaixone por Granada: Turismo, Curiosidades, Melhor Época e ATrações [Guia]

widget
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h