Entregamos em todo o Brasil e parcelamos em até 6X

Festival das Lanternas: Todas as Informações para Sua Viagem em 2024

arrow

Conheça a magia do Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia —  uma celebração de luz, esperança e tradição.

O Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia, também conhecido como Yi Peng, é a escolha perfeita para uma experiência diferente de tudo que você já viu. Mas, por quê? A Best Buy Sim te explica neste artigo.

Este evento anual transforma o céu em um mar de luzes, criando um dos momentos mais fotogênicos do mundo – fora, claro, toda a espiritualidade envolvida. Prepare-se para ser transportado para esta breve (mas profunda) jornada, participando de uma das tradições mais encantadoras da Tailândia.

Saiba o que é o Festival das Lanternas

O Yi Peng, que faz parte das celebrações do Festival das Lanternas na Tailândia, é uma experiência única em Chiang Mai. Diferente do Loi Krathong, que acontece em toda a Tailândia com lanternas flutuantes em água, o Yi Peng é marcado pelo lançamento de lanternas de papel ao céu. 

Realizado no mês de novembro, durante a lua cheia do 12º mês do calendário lunar tailandês, este festival é pura magia, onde milhares de lanternas levam consigo as orações e desejos de quem participa do evento.

Significado e história

O Yi Peng tem suas raízes no Budismo Lanna, uma tradição do antigo reino de Lanna, do qual Chiang Mai era a capital. Este festival é destinado à realização de méritos e, claro, a honrar Buda. 

A realização de méritos (em tailandês, “ทำบุญ” – tam boon) é um dos conceitos do budismo, e envolve ações destinadas a “acumular méritos” para o bem-estar espiritual e a felicidade nesta vida e nas futuras reencarnações. 

Lançar uma lanterna ao céu simboliza a libertação dos infortúnios e desejos ruins, com esperanças de um futuro mais brilhante. A prática possui relação com a crença de deixar o passado ir e abraçar novas possibilidades.

Onde acontece o Festival das Lanternas

O Festival das Lanternas de Yi Peng é uma celebração exclusiva de Chiang Mai, na Tailândia. 

Chiang Mai foi fundada em 1296 como a capital do antigo Reino de Lanna, e até hoje, restos de suas muralhas e fossos históricos ainda cercam a cidade antiga. A cidade abriga mais de 300 templos budistas (“wats”), e sua culinária é um de seus pontos fortes.

Fica a dica: um dos pratos mais famosos de Chiang Mai é o “Khao Soi”, um curry de macarrão cremoso servido com frango ou carne e acompanhado de picles de mostarda, cebolas e limão.

Saiba quando ocorre o Festival das Lanternas

festival das lanternas 2024

O Festival das Lanternas ocorre no mês de novembro, durante a lua cheia do 12º mês lunar do calendário tailandês. O evento é anual e dura dois dias – onde a programação se mantém igual.

É importante saber que embora o Yi Peng seja celebrado especificamente apenas no norte da Tailândia, o Loy Krathong, por exemplo, é celebrado em todo o país na noite de lua cheia do 12º mês do calendário lunar tailandês.

Datas para 2024

Em 2024, para a felicidade dos brasileiros, o Festival das Lanternas de Yi Peng em Chiang Mai ocorrerá em meados de novembro, nos dias 15 e 16. Lembrando: no dia 15, celebramos a Proclamação da República. Ou seja: é feriado no Brasil!

É importante ter em mente que o turismo na Tailândia atinge seu ápice nas semanas que antecedem e sucedem o festival Loy Krathong. Com isso em vista, é essencial planejar tudo com muita antecedência. E quando digo “tudo”, é, de fato, tudo.

A demanda por hotéis, voos e passeios dispara nesse período. Para fugir de contratempos, reserve sua hospedagem, suas passagens aéreas e seus passeios ou outras atividades bem antes da data da sua viagem

Ah, e isso vale não só para Chiang Mai, mas para todos os destinos turísticos do país, incluindo as ilhas paradisíacas. Para garantir que você não perca nenhum momento desse espetáculo, planeje chegar a Chiang Mai pelo menos um dia antes do evento começar. 

Como comprar o ingresso para o Festival das Lanternas

Para participar das cerimônias de lançamento de lanternas em Chiang Mai, é necessário adquirir ingressos, que podem ser comprados online por meio de sites oficiais de eventos ou agências de viagens que oferecem pacotes para o festival. 

Algumas cerimônias de lançamento de lanternas são gratuitas e abertas ao público, mas os eventos maiores (e mais organizados) exigem ingressos.

O que está incluso no ingresso

Inclusos nos ingressos estão:

  • Traslado de ida e volta do ponto de encontro em Chiang Mai;
  • Refeição + bebidas;
  • 2 lanternas;
  • 1 Loy Krathong (uma lanterna que flutua na água);

Conheça os diferentes tipos de ingresso:

  • Ingresso Standard;
  • Cadeiras mais afastadas do palco;
  • Alimentação inclusa (buffet geral).
  • Transporte de Red Truck: ida e volta (partindo e retornando ao ponto de encontro).

Ingresso VIP

  • Cadeiras intermediárias – nem tão perto do palco e nem tão afastadas como as do Ingresso Standard;
  • Buffet “VIP”;
  • Transporte de van de ida e volta do ponto de encontro no Maya Shopping Center;
  • Privilégios: filas menores.

Ingresso Premium

  • Cadeiras ao redor do palco;
  • Buffet “Premium”;
  • Transporte de van de ida e volta do ponto de encontro no Maya Shopping Center;
  • Privilégios: filas menores.

São quantos dias de Festival das Lanternas?

O Festival das Lanternas de Yi Peng em Chiang Mai, Tailândia, é celebrado ao longo de dois dias – e isso permite que tanto os locais quanto os visitantes tenham mais de uma oportunidade para participar das atividades relacionadas ao festival.

Festival das Lanternas: Ir no evento pago ou nas ruas?

festival das lanternas tailândia 2024

Participar de um evento pago ou desfrutar das celebrações nas ruas depende das suas preferências pessoais. Entenda mais:

Participar de um evento pago durante o Festival das Lanternas oferece uma experiência muito mais organizada e, claro, marcante do que as celebrações não oficiais. Ideal para quem busca por conforto, segurança e uma experiência inesquecível na Tailândia.

Agora, celebrar o Yi Peng nas ruas de Chiang Mai, apesar de parecer uma ótima opção quando o assunto é economizar, pode ser super perigoso. Além de tudo, soltar as lanternas no centro da cidade é proibido por lei!

O evento pago acontece em chácaras afastadas do centro, onde regras de segurança devem ser seguidas e respeitadas sempre.

Conclusão

O Festival das Lanternas de Yi Peng em Chiang Mai é, sem dúvidas, único.

O Yi Peng é uma oportunidade privilegiada para refletir sobre a vida e compartilhar desejos de felicidade e renovação para o futuro com amigos, familiares ou a pessoa amada. Planeje sua viagem sempre com antecedência para garantir a melhor experiência possível neste festival mágico, sendo um dos pontos altos do calendário cultural da Tailândia.

Ah, e lembre-se: nunca compre ingressos com vendedores ou revendedores não oficiais!

Comentários:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Viagens Internacionais: Valores, Planejamento e Roteiros Imperdíveis

Vai viajar? Simule seu plano de internet

arrow
arrow
arrow
Calendário

Conheça os Países Mais Visitados do Mundo: Plano de Viagem e Dicas Para 2023

widget
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h