Entregamos em todo o Brasil e parcelamos em até 6X

Europa

O Melhor de Turim: Lazer, Belezas Naturais e Pontos Turísticos

arrow

Conheça Turim, uma cidade italiana cheia de vida, história e pontos turísticos para todos os gostos. Aproveite o melhor do Piemonte e volte para casa cheio de histórias para contar!

Turim, a primeira capital da Itália – e um dos principais pólos econômicos do país – conta com diversas atrações culturais, heranças da história italiana, uma culinária impecável e programações que surpreendem qualquer um.

Conheça mais sobre Turim e entenda porque este destino precisa estar na sua lista de cidades a visitar.

Leia também: Firenze: Atrações, Curiosidades e Roteiro de Passeios [Guia Completo]

Desfrute mais de Turim

Um dos fatores que torna Turim única é seu riquíssimo patrimônio cultural e histórico – e, claro, a cozinha piemontesa – que merece uma menção honrosa.

A história de Turim está relacionada com a da Casa de Saboia, uma das mais antigas famílias reais da Europa, que transformou a cidade em um centro de arte, cultura e política. Turim foi a primeira capital da Itália unificada, papel que desempenhou na consolidação da identidade nacional italiana.

A cidade também é um importante centro de arte e cultura. Abriga, nada mais nada menos do que o Museo Egizio, o segundo maior museu egípcio do mundo fora do Cairo, e o Museo Nazionale del Cinema. 

Turim é um super centro de inovação, lar da conhecidíssima FIAT e de outras empresas, como:

FCA Italy S.p.A. (Fiat Chrysler Automobiles), Iveco, Pininfarina, Lavazza, Comau, Intesa Sanpaolo e GTT (Gruppo Torinese Trasporti).

Onde fica?

Turim fica no noroeste da Itália, na região do Piemonte – perto da fronteira com a França e a Suíça. Localizada principalmente na margem oeste do rio Pó, ao redor da cidade estão os Alpes Ocidentais e as colinas do Monferrato.

Turim fica, aproximadamente, a 140 quilômetros ao sul de Milão e a uma curta distância de outras regiões vinícolas e gastronômicas do Piemonte, como Langhe, Roero e Asti, conhecidas por seus vinhos e trufas.

Melhor época para visitar

A melhor época para visitar Turim é, sem sombra de dúvidas, durante a primavera ou o outono. Esses períodos oferecem a cada turista a oportunidade de explorar a cidade (e até mesmo seus arredores) e participar de eventos culturais locais sem o grande fluxo de turistas do verão.

Desvantagens do verão italiano: 

  • Altas temperaturas;
  • Multidões de turistas;
  • Preços elevados.

O feriado de Ferragosto (já que muitos italianos tiram suas férias nesse mês, levando ao fechamento temporário de pequenos negócios, restaurantes e lojas – limitando suas opções de refeições e compras).

Curiosidades e cultura local

Você sabia que a cidade de Turim é chamada de “a Pequena Paris”?

No século XIX, sob a liderança dos Saboia, Turim passou por uma série de expansões e renovações urbanas inspiradas no modelo parisiense. 

Foram criados bulevares, praças e parques públicos que lembram os de Paris, e essa transformação tinha o objetivo de modernizar Turim e solidificar seu status como uma capital europeia de importância – assim como Paris.

O nome “Turim” é a versão em português de “Torino”, nome italiano da cidade.

Elegante e contemporânea, Turim, a região que sedia a Artissima – a mais importante feira de arte contemporânea da Itália, representa uma parada obrigatória para os fãs da arte (em todas as suas formas).

Best Buy Sim: você em Turim com a melhor conexão 

Para garantir que sua experiência em Turim seja ainda mais inesquecível, escolha a Best Buy Sim como sua aliada de viagem.

A Best Buy Sim oferece o chip internacional com a melhor Internet 5G ilimitada do mercado – fora, claro, o preço imbatível. Escolha o seu plano no site oficial, o personalize com a duração da viagem e selecionando uma data de ativação e, prontinho!

Aproveite cada cantinho de Turim 100% conectado.

Atrações e pontos turísticos em Turim

Se você é do time que planeja visitar Turim, selecionamos programações imperdíveis que prometem enriquecer a sua estadia com experiências inesquecíveis – afinal, conhecer os melhores pontos turísticos de uma cidade nunca é demais, não é mesmo?

01 – Piazza San Carlo

A Piazza San Carlo ganha ainda mais vida com artistas que se apresentam por lá diariamente, e também conta com restaurantes, cafés e lojas para todos os gostos. 

Durante o fim de ano, a decoração de Natal chama (e muito) a atenção dos turistas – então, você já sabe: visitar Turim no mês de dezembro é sempre uma boa ideia!

A Piazza San Carlo serve como ponto de partida para todos os lugares da cidade, com um conjunto arquitetônico bem conservado e que, definitivamente, vale a visita.

02 – Museo Egizio (Museu Egípcio)

Quando se trata da arte e da cultura egípcia, o Museo Egizio de Turim é um dos museus mais importantes do mundo.

Prepare-se para uma jornada fascinante através da história egípcia antiga, onde amantes da história (e até mesmo não amantes) certamente sairão de lá fascinados. O museu também abriga o “Papiro dei Re”, um dos documentos mais longos e importantes do mundo egípcio.

Uma sugestão: compre seus ingressos com antecedência no site oficial do museu.

03 – Palazzo Carignano

turim, itália mapa

O Palazzo Carignano é uma obra-prima do barroco piemontês. Já foi a residência da família real de Saboia e é onde nasceu Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada.

Atualmente, o palácio abriga o Museo Nazionale del Risorgimento, um museu importantíssimo dedicado à unificação italiana – essencial para entender a história do país.

04 – O museu do cinema / Mole Antonelliana

O Museu do Cinema / Mole Antonelliana, um verdadeiro marco arquitetônico da cidade de Turim, foi inicialmente inaugurado como uma sinagoga, antes de ser comprado pelo Município de Turim e transformado em um monumento à unidade nacional. 

Planejado e iniciado pelo arquiteto Alessandro Antonelli em 1863, só foi concluído em 1889. Com uma altura de 167,5 metros, era o edifício de tijolos mais alto da Europa na época. 

O elevador panorâmico do local foi inaugurado em 1961, durante as celebrações do centenário da Unificação Italiana, e foi renovado em 1999. Hoje, ainda permite que os visitantes subam até o terraço panorâmico, que está a 85 metros de altura e oferece vistas dignas de um post nas redes sociais.

05 – Palazzo Madama

Voltar da Itália sem ter visitado ao menos um Palácio é, sem dúvidas, um erro. O Palazzo Madama de Turim, por sua vez, também é a sede do Senado Italiano e do Museu Cívico de Arte Antiga de Turim.

O Palácio foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e o nome “Madama” indica o status e a importância dessas figuras femininas na história do palácio, celebrando o legado de Cristina da França e Maria Joana Batista de Saboia.

06 – Museo dell’automobile

O Museo dell’ Automobile é um dos museus de carros mais importantes do mundo, celebrando a indústria automobilística com uma coleção que vai de modelos antigos aos mais modernos.

Com muita informação e muita tecnologia, este museu te conta sobre o passado, o presente e o futuro do automobilismo.

07 – Palazzo Reale

turim turismo

O Palácio Real de Turim foi a residência oficial da família real de Saboia.

Além das salas e jardim super bem conservados, os visitantes também podem admirar obras de arte que fazem parte do acervo riquíssimo do local. O palácio abriga a Armeria Reale, uma das coleções mais importantes de armas e armaduras da Europa.

Conclusão

Você sabia que a Unificação da Itália foi assinada em Turim? As curiosidades parecem não acabar nunca quando se trata de uma cidade com tanta história.

Os fãs de história, da culinária italiana, de vinhos, da sétima arte, da cultura europeia, da arte egípcia, do automobilismo, de carros em geral, bom, da própria Itália em si, não devem deixar Turim de fora de seu roteiro de viagem pela Europa (ou, quem sabe, Eurotrip)!

Arrivederci!

Comentários:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Conheça o Mapa de Portugal: Divisões Oficiais, Regiões Autónomas e Turísticas

Vai viajar? Simule seu plano de internet

arrow
arrow
arrow
Calendário

Viva o Melhor em Munique:10 Atrações, Vida Noturna, Cultura e Beleza Naturais

widget

Esim Europa: O que é, Aparelhos Compatíveis, Como funciona, Planos e Dicas

widget
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h