06 de maio de 2024
Chip de Viagem Internacional
Entregamos em todo o Brasil e parcelamos em até 6X
06 de maio de 2024
Poucos adjetivos conseguem descrever a maior cidade e capital da Eslováquia. Um deles é, incontestavelmente, “único” – já que, no mundo, não há destino como a Bratislava.
Fazer um bate e volta partindo de algum destino próximo à Eslováquia (como Viena, Budapeste ou Praga, por exemplo) com destino à Bratislava precisa estar em sua lista do que não deixar de fazer na sua próxima viagem à Europa.
Fazendo uma comparação simples, a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é 3,26 vezes maior em área do que a cidade de Bratislava.
Por isso, a sugestão do bate e volta pode acabar fazendo mais sentido para a sua viagem. Mas, claro: você fica na cidade quantos dias quiser (e ficar de dois a três é uma decisão segura para turistas indecisos).
A gastronomia, os pontos turísticos, a cultura e a história da Bratislava não vão te decepcionar. Fuja do óbvio e se surpreenda!
Que Bratislava é a capital da Eslováquia, você já sabe. Mas que ela é a única capital no mundo que faz fronteira com dois países independentes, você sabia? São eles: Áustria e Hungria. Isso torna sua posição geopolítica exclusiva, proporcionando fácil acesso a três capitais europeias em poucas horas de viagem (Viena, Budapeste e Praga).
A cidade teve vários nomes ao longo da história e, antes de ser conhecida como Bratislava em 1919, foi chamada de Pressburg em alemão e Pozsony em húngaro. E, falando em “húngaro”, a cidade também foi o centro legislativo e sede do Império Húngaro de 1536 a 1783 – quando Budapeste foi invadida pelos otomanos.
A maior cidade da Eslováquia conta com, aproximadamente, 450.000 habitantes. As capitais dos Estados de Rondônia e Amapá, no Brasil, Porto Velho e Macapá, contam com uma população parecida com a de Bratislava – que, no quesito populacional, fica exatamente entre essas duas cidades.
Para evitar os picos de turismo na Europa, visitar Bratislava durante a primavera ou outono é uma escolha segura – e que, além de te fazer passar longe da alta temporada no verão europeu, te garante que você enfrentará ruas, pontos turísticos e restaurantes com menos multidões e, consequentemente, menos filas.
Visitando Bratislava de abril a junho ou setembro a outubro, você aproveita um clima que agrada a todos os tipos de turistas – nem tão quente e nem tão frio.
E, aos fãs da neve e do inverno, não se esqueçam de que, além do frio intenso, os dias são mais curtos durante o inverno europeu, e, por consequência, contam com menos horas de luz natural.
Nesse caso, montar uma mala de inverno é importantíssimo, e deve fazer parte do seu checklist de viagem.
É dentro do Plano Europa da BestBuySim que você encontra o melhor chip internacional para a sua próxima viagem à Bratislava. Além da Internet 5G Ilimitada e em alta velocidade oferecida em todos os nossos chips, você sai do Brasil com o seu chip em mãos – e garante uma preocupação a menos chegando ao seu destino.
Personalize o seu plano conosco e viva o melhor de Bratislava, da Eslováquia e da Europa. Com a BestBuySim, você conta com uma tecnologia de ponta, o melhor preço do mercado e um serviço de pós-venda que nunca te deixa na mão.
Apesar de pequena, os pontos turísticos desta cidade, além de não serem poucos, não decepcionam. Há muita história em Bratislava e, visitando suas atrações, você poderá conhecer ainda mais sobre ela.
O Castelo de Bratislava, que fica em uma colina, domina a paisagem da cidade. Ele foi destruído por um incêndio em 181, e ficou em ruínas por cerca de 150 anos antes de ser reconstruído na década de 50. Hoje, é uma das principais atrações turísticas e um verdadeiro símbolo da cidade.
É aqui, no Castelo de Bratislava, que fica o Museu Nacional Eslovaco – um museu com mais de 250,000 itens de coleção.
Durante os séculos XVI e XVII e por quase trezentos anos, reis e rainhas austro-húngaros foram coroados em Bratislava. Foi aqui, na Catedral de São Martinho, que 19 coroações foram celebradas (de 1563 a 1830), incluindo a coroação da imperatriz Maria Teresa, descendente dos Habsburgos.
No topo da torre da Catedral de São Martinho, fica uma réplica da coroa húngara – que pesa enormes 300 quilos.
É exatamente através do UFO que você já conhece, que o nome “UFO” (Objeto voador não identificado) foi dado a essa ponte, cujo formato do topo se assemelha a um desses objetos.
Dentro dessa estrutura, fica um restaurante (que exige agendamento prévio) e uma plataforma de observação. Bratislava e de seus arredores vistos daqui, principalmente se o dia não estiver nublado, são imperdíveis.
O Palácio Grassalkovich, construído num estilo rococó/barroco, é a residência oficial do presidente da Eslováquia. Construído em 1760 para o conde Antal Grassalkovich, um nobre húngaro, o palácio é conhecido por sua arquitetura e por seus jardins, que são abertos ao público.
O Palácio Grassalkovich passou por uma reconstrução no início dos anos 90 e, em 1996, tornou-se a residência oficial do presidente da Eslováquia. Visitar o seu interior não é possível, mas vê-lo por fora e/ou visitar os seus jardins, é!
A Praça Principal (Hlavné Namestie) fica no centro histórico de Bratislava, rodeada por edifícios históricos, incluindo a antiga Câmara Municipal, agora um museu, e diversos outros edifícios com fachadas coloridas.
Ao chegar de trem em Bratislava, a Praça Principal será seu primeiro contato com a área histórica da cidade. Na praça, você encontrará o Museu Histórico de Bratislava, a Fonte de Maximiliano, a Igreja Jesuíta, estátuas (como a do soldado de Napoleão), e diversos restaurantes.
Uma parada para um almoço e um passeio por aqui precisam estar em seu roteiro de viagem pela cidade.
A Cidade Velha de Bratislava, conhecida como Stare Mesto, é o núcleo histórico e cultural da capital eslovaca.
Este bairro é delimitado pelas antigas muralhas da cidade – embora muitas delas não estejam mais presentes ali hoje. Suas ruas estão repletas de edifícios que nos levam de volta aos períodos gótico, renascentista e barroco, refletindo a rica história da região.
O Portão de São Miguel é uma das poucas partes remanescentes das fortificações medievais da cidade – e o único portão da cidade preservado até hoje. Construído no século XIV, ele agora funciona como a entrada principal para a Cidade Velha de Bratislava e abriga um museu dedicado às armas e fortificações da cidade.
A gastronomia eslovaca nos conta mais sobre a história e a geografia do país – e, mesmo em um bate volta, não tenha dúvidas de que parar para um café, almoço ou jantar fará toda a diferença na sua experiência de viagem.
Com influências de vizinhos como a Áustria, a Hungria e a República Tcheca, o resultado não poderia ser diferente de uma culinária que valoriza carnes, sopas, queijos, e um uso generoso de especiarias e ervas. Aqui vão alguns de seus mais famosos pratos típicos:
A Bratislava, que está longe de estar entre as maiores capitais do mundo, é a prova viva de que tamanho não é documento. Além de preservar seu passado através de monumentos históricos, a cidade também celebra a modernidade e a inovação em seus restaurantes e vida cotidiana.
Visitar Bratislava é, portanto, uma jornada através do tempo, oferecendo a cada um de seus visitantes um passeio pela história e o prazer da cozinha eslovaca contemporânea e tradicional.
Comentários: