29 de setembro de 2023
Chip de Viagem Internacional
Entregamos em todo o Brasil e parcelamos em até 6X
Estados Unidos
29 de setembro de 2023
Conheça mais sobre um dos destinos mais visitados do mundo: a Ponte Golden Gate. Descubra detalhes incríveis dessa ponte e por que ela demorou tanto para se concretizar. Acompanhe!
A inauguração da ponte foi um evento marcante, conhecido como “o dia do pedestre”, em que o local foi fechado para veículos e só foi permitida a entrada de pedestres, totalizando quase 200 mil pessoas. Fique por dentro dos detalhes de sua construção, de como a segurança foi priorizada e exemplar e como a ponte está atualmente.
A Ponte Golden Gate é uma ponte localizada na Califórnia, que liga as cidades de Sausalito e São Francisco. A cidade de São Francisco é uma península, ou seja, é cercada por água, então sempre houve a necessidade de uma conexão entre esta cidade e as regiões próximas.
O constante crescimento econômico da cidade tornou essa demanda ainda mais urgente, por isso, em 1933 se iniciou a construção da ponte, e após muitas complicações na justiça, a realização do projeto foi concluída quatro anos depois, em 1937.
As condições de trabalho para os operários eram mortais, tamanho o risco envolvido na estruturação da ponte. Mesmo com todas as medidas de segurança para evitar a morte dos trabalhadores, 11 deles morreram, um número recorde em uma construção tão grandiosa.
Um fato curioso é que a tinta laranja usada para pintá-la não foi escolhida ao acaso, e sim com o intuito de proteger a estrutura da maresia e da umidade do nevoeiro, ou seja, ela foi formulada para isso.
Leia também: Capital dos Estados Unidos: História, Passeios e Dicas
A execução do projeto ficou a cargo do engenheiro alemão Joseph Strauss, e ele curiosamente não tinha experiência alguma com pontes suspensas. O engenheiro enfrentou muitas críticas, dentre elas do Departamento de Defesa, sob o fundamento que a ponte dificultaria o acesso de navios à Baía.
Foram um total de 2 mil ações movidas na justiça em uma década, todas resolvidas antes da concretização da ponte. Então, como dito anteriormente, a construção da ponte começou em 1933 e foi até 1937. A Ponte Golden Gate foi finalizada com 2.737 metros de comprimento total e 1.966 metros de comprimento elevado sobre o mar.
Principal cartão-postal da cidade de São Francisco, a Ponte Golden Gate é útil não apenas como meio de transporte, mas tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. Em meados de 1919 o crescimento populacional estava acelerado, o que ocasionava o congestionamento do tráfego de balsas e automóveis, além da dificuldade de acesso entre São Francisco e Sausalito.
Por isso, a construção da ponte foi a solução perfeita para esses problemas, dando às duas cidades um meio de locomoção, de modo que elas pudessem crescer e se desenvolver ainda mais.
Infelizmente, desde sua inauguração, a ponte é muito utilizada como um ponto de suicídio, pois muitos morreram ao pular dela. Foi então criada uma rede de apoio voluntária, a Bridgewatch Angels, dedicada a detectar e salvar a vida daqueles que vão à ponte dar fim à própria existência. Eles utilizam um método simples, mas extremamente eficaz: ouvir estas pessoas. Porque a grande maioria não deseja morrer, e sim ter apoio e acolhimento.
A ponte originalmente iria ser preta e amarela, para facilitar a detecção pelos navios, porém por fim a cor escolhida foi o laranja internacional, do mesmo tom dos uniformes da NASA. E, de fato, a cor deixa a ponte visível mesmo nos dias de nevoeiro, e para alertar os navios que passam pelo local, algumas buzinas foram instaladas e funcionam em média 2h por dia.
A Ponte Golden Gate fica localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, na América do Norte. Para sua construção, foram utilizados mais de 180 mil quilômetros de cabos de aço, o que equivale a aproximadamente três voltas no globo terrestre.
Desta forma, pode-se imaginar sua grandiosidade, por isso ela pode ser vista a milhares de metros de distância. Mas o melhor deles, de fato, é o Mirante H. Dana Bowers, de onde você pode tirar as melhores fotos.
De fato, há muitas maneiras de se atravessar a ponte. Como são pouco mais de três quilômetros de extensão, cabe a você decidir como quer cruzá-la. Se optar por ir de carro, gastará pouco tempo, que vai variar de acordo com sua escolha de parar para admirar a paisagem, tirar algumas fotos, ou não.
De mesmo modo, se você escolher ir de bicicleta, o trajeto em si não dura mais de quinze minutos. Mas conforme o clima, que pode ser bem gelado em São Francisco, você pode gastar mais tempo. E há muitos pontos excelentes para apreciar a vista, tanto em São Francisco quanto em Sausalito.
Caso escolha ir a pé, você pode levar de 45 minutos a pouco mais de três horas; tudo vai depender de como decidir administrar seu tempo, qual trilha ou caminho seguirá, se irá a passos rápidos ou se prefere aproveitar e apreciar a vista.
Você vai gostar: Se encante por Ottawa: Curiosidades e Dicas de Turismo
Mesmo que a ponte em si seja o ponto turístico principal, há muito a ser explorado em seus arredores. Veja a seguir dois lugares para você se aventurar e exercitar seu espírito turístico.
Uma visita cujo custo é zero, o forte foi construído para proteger a baía de São Francisco de ataques marítimos, participou da Segunda Guerra Mundial como base militar e hoje é Patrimônio Arquitetônico Nacional. Aproveite para caminhar na orla da praia, tomar café na lojinha Warming Hut Café e tirar várias fotos do local, incluindo da ponte Golden Gate.
Durante o final de 1800, o Exército dos Estados Unidos assumiu que a “área úmida” (a qual hoje conhecemos como pântano) era um incômodo prejudicial à saúde, e por isso, tentaram encher o local com lixo, causando inúmeros estragos ao meio ambiente.
Isso aconteceu durante anos, até que ele começou a ser restaurado para a Exposição Internacional de 1915, e graças aos esforços da Golden Gate Parks Conservancy e do National Park Service, o pântano voltou a ser habitado por inúmeras aves e a biodiversidade segue voltando ao normal. Por isso, é um ótimo lugar para dar uma caminhada e capturar os momentos em que as diversas aves aquáticas se alimentam.
Em suma, é possível dizer que um projeto taxado de “impossível” não só foi realizado como também surpreendeu a todos e hoje é visitado por milhares de pessoas. Deste modo, a mensagem é clara: não desista de seus sonhos só porque eles foram negados diversas vezes. Algum dia, você pode ter a chance de mostrar seu verdadeiro valor, e provar que o impossível se trata apenas de um ponto de vista.
Comentários: